De 'Jornada nas estrelas' a 'Star trek': todos os 13 filmes em seis minutos
- Cesar Soto Do G1, em São Paulo
- 2 de set. de 2016
- 5 min de leitura
No aniversário de 50 anos da série, G1 avalia longas do pior para o melhor. Destaques são direções de Shatner e Nimoy e vilões clássicos como Khan.

No próximo dia 8, completamos 50 anos desde a exibição do primeiro episódio da série que deu início à “Jornada nas estrelas”. Para comemorar este meio século de viagens -- e a estreia no Brasil do mais novo filme, “Sem fronteiras” -- o G1 elencou todos os 13 filmes com as três gerações diferentes de tripulações da Enterprises. Confira no vídeo acima -- e na lista abaixo -- detalhes sobre as produções, desde aquela que seria melhor esquecida em um lugar onde qualquer pessoa jamais esteve, até o maior momento de Kirk e seus companheiros.
13 - "Jornada nas estrelas V - A última fronteira" (1989) Se até William Shatner -- que interpreta a encarnação clássica do capitão Kirk e assinou história e direção desta bomba -- já pediu desculpas pelo vacilo, como discordar? "A última fronteira" é difícil de defender, seja pelas cenas durante um acampamento nas montanhas, seja pelo tédio do enredo, seja pelo final, um show de luzes e fumaça que deveria representar o encontro com Deus, mas mais parece uma viagem de ácido que não deu certo.

12 - "Jornada nas estrelas: Generations" (1994) O encontro entre os dois grandes capitães das Enterprises, Kirk e Picard (Patrick Stewart) deveria servir como o passar de bastão da tripulação original para o elenco de "A nova geração", série derivada da clássica, nos cinemas. No entanto, uma dimensão paralela e paradisíaca transforma o novo herói em vilão, se o espectador pensar que Kirk viveria feliz para sempre por ali sem interferências externas.

11 - "Jornada nas estrelas: O filme" (1979) Quase uma década após o fim da série, o público estava pronto para um retorno triunfal do elenco original, dessa vez nos cinemas. Infelizmente, o estúdio aparentemente não estava. Mesmo os milhões investidos nessa superprodução -- para a época, pelo menos -- não impedem que sua história confusa e sem vilão claro cause mais bocejos que emoções.

10 - "Jornada nas estrelas V - A volta para casa" (1986) Em algum momento de sua vida, Leonard Nimoy, ator famoso por sua interpretação do vulcano Spock e que já havia tido uma incursão bem sucedida na direção no filme anterior da série, "À procura de Spock", pensou que seria uma boa ideia enviar a tripulação para o século 20. A missão? Recuperar uma baleia para salvar a Terra e a Federação. O resultado não é ruim, mas se assemelha mais a uma paródia do que a uma aventura da Enterprise.

9 - "Jornada nas estrelas: Nêmesis" (2002) O último filme estrelado pelo elenco de "A nova geração" foi responsável sozinho pelo quase fim da série nos cinemas. Ação demais e um tom sombrio alienaram os fãs da franquia, ao mesmo tempo em que foram insuficientes para atrair um público mais amplo. "Nêmesis", no entanto, merecia uma segunda chance. Onde mais podemos assistir ao professor Xavier (Stewart viveu o líder dos X-Men quatro vezes nos últimos anos) enfrentar seu clone Bane (Tom Hardy interpretou o vilão da DC em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge") em uma batalha galáctica?

8 - "Jornada nas estrelas: Insurreição" (1998) "Insurreição" diminui o tom dos filmes anteriores e coloca Picard liderando uma rebelião contra a própria Federação para salvar os habitantes de um planeta com poderes regenerativos. O filme aproveita suas dimensões menores para oferecer bons momentos dos personagens, que devem se adaptar às novas energias oferecidas pelo ambiente.

7 - "Além da escuridão: Star trek" (2013) O diretor J. J. Abrams garantiu a todos que o vilão interpretado por Benedict Cumbercatch não era uma nova interpretação do mais clássico antagonista da série, Khan Noonien Singh. O próprio ator afirmava que não era. O resto do elenco o apoiava. A cada nova imagem, trailer ou pôster, o ciclo de perguntas e negativas era reiniciado. Mesmo assim, a segunda produção da nova trilogia girou ao redor do grande plot twist que todos já sabiam.

6 - "Jornada nas estrelas: À procura de Spock" (1984) Nimoy só retornou ao papel de Spock dois anos antes com a condição de que poderia dirigir uma continuação. Em "À procura de Spock", o ator mostrou que era muito mais do que um par de orelhas pontudas de borracha e entregou um filme divertido e que reflete bem o espírito da série.

5 - "Jornada nas estrelas - Primeiro contato" (1996) Considerado por muitos fãs de "A nova geração" como o melhor filme baseado em "Jornada nas estrelas", "Primeiro contato" conta com todos os elementos que tornaram a franquia um sucesso. Os borgs, uma raça de zumbis tecnológicos que chegou a converter Picard durante a série, se mostram vilões à altura dos temíveis klingons. Com gosto de vingança e uma grande ameaça, os riscos neste filme são difíceis de serem superados por seus iguais.

4 - "Jornada nas estrelas VI: A terra desconhecida" (1991) Confesso que este filme provavelmente está aqui por causa do gosto de nostalgia deixado na boca. Afinal, "A terra desconhecida" é a última jornada que reúne todo o elenco original -- e não se deixa levar pela pieguice fácil da despedida, entregando uma história clássica para a franquia.

3 - "Star trek: Sem fronteiras" (2016) O mais recente filme da série é o primeiro dirigido por Justin Lin, que já havia provado que sabe equilibrar bem ação, humor e um elenco com diversas peças importantes ao revitalizar a franquia "Velozes e furiosos". Ame ou odeie os filmes com Vin Diesel e sua trupe, é preciso admitir que é uma das mais bem sucedidas séries cinematográficas dos últimos anos, e deve muito ao cineasta. "Sem fronteiras" diminui as escalas dos antecessores e coloca a Enterprise de volta ao caminho certo.

2 - "Star trek" (2009) Muitos apostavam contra a ideia de trazer a série de volta aos cinemas, sob o comando de J. J. Abrams, com um novo elenco interpretando os personagens clássicos. Muitos estavam -- felizmente -- errados. O diretor reuniu um time capaz de oferecer o carisma necessário para aplacar a fúria dos fanáticos, e a introdução da dimensão paralela permitiu a fuga do temido "cânone" (história das séries originais que não podem ser mudadas nunca, de acordo com os fãs).

1 - "Jornada nas estrelas II - A ira de Khan" (1982) O segundo filme da série nos cinemas se tornou o maior clássico da franquia criada por Gene Roddenberry [1921-1991] ao recuperar um dos grandes vilões da TV. O geneticamente aperfeiçoado Khan (Ricardo Montalbán) não é apenas um inimigo à altura de Kirk, mas cria o momento mais icônico de todos os filmes -- e merece ser assistido sempre que estiver passando em alguma sessão de clássicos.
टिप्पणियां