top of page
  • Por Emílio Faustino

Filmes marcantes que tem o esporte como tema central ou como pano de fundo de suas tramas.

O cinema também tem sua magia, e assim como o esporte está intimamente ligado às nossas emoções, e desde que os irmãos Lumière fizeram as primeiras imagens em movimento, a sétima arte passou a ter extrema importância nas nossas vidas.


O Brasil durante os próximos dias vai ser vitrine, para um grande evento esportivo: os Jogos Os, Rio 2016. Por isso, resolvemos com a ajuda do Ccne10, selecionar alguns filmes que tem o esporte como tema central ou como pano de fundo de suas tramas. São filmes que certamente alguns de vocês devem ter assistido, em algum canal de televisão. Sem sobra de dúvidas eles serviram pra inspirar tanta história legal de superação, de luta e perseverança.



O Blog Jeito de Contar deseja que os jogos olímpicos no Brasil, seja uma grande vitrine de histórias, de sonhos e superação. Que cada atleta faça bonito.


Veja a lista e nos diga qual o seu favorito.

15º Space Jam – O Jogo do Século (Space Jam) 1996 – Direção: Joe Pytka


Gênero: Comédia Esporte: Basquete


Existem muitos filmes que retratam a vida de esportistas reais, poucos em que o próprio esportista atua no filme, agora filme onde o maior ícone do esporte atua com desenhos animados, este sem dúvida foi o primeiro.


Em 1996, quando Space Jam invadiu as telas do cinema, atraiu entre outros: amantes do basquete que foram para ver Michael Jordan ícone do basquete mundial e as crianças que queriam conferir a participação de Pernalonga, Patolino, Piu-Piu e companhia.


Com um roteiro um pouco (ou muito) forçado para que a interação entre Jordan e outros astros da NBA pudesse acontecer com desenhos animados, o filme não agradou a crítica, mas conseguiu divertir adultos e crianças.


14º Heleno (Idem) 2012 – Direção: José Henrique Fonseca


Gênero: Drama Esporte: Futebol


Heleno apesar de não focar especificamente na magia do futebol, o deixando apenas como pano de fundo é o melhor filme sobre o esporte que já conferi.


Esse drama é sobre um dos mais populares e excêntricos jogadores do time do Botafogo do Rio de Janeiro, Heleno de Freitas, no filme ele foi magistralmente interpretado por Rodrigo Santoro, e durante sua projeção vemos o relato desde sua entrada no mundo do futebol até sua morte deplorável. Acompanhamos sua vida boemia, suas mulheres, seus vícios e seu comportamento autodestrutivo, fundamental para seus dias finais, abandonado numa clinica medica. É bem triste, já que o diretor José Henrique Fonseca, buscou ressaltar em detalhes o lado mais dramático da vida desse jogador que fez história no mundo da bola.


13º Forrest Gump – O Contador de Histórias (Forrest Gump) 1994 – Direção: Robert Zemeckis


Gênero: Drama Esporte: Maratona


Dirão alguns que Forrest Gump não era um atleta. Ah, não? O personagem interpretado por Tom Hanks jogou futebol americano, correndo mais que qualquer rival. Jogou tênis de mesa, e por fim, correu pelos Estados Unidos inteiros até ficar com uma barba de náufrago. O protagonista do filme vencedor de 6 Oscar foi um baita atleta que emocionou e inspirou muitas pessoas com sua determinação e superação. Pré-requisitos básicos para qualquer atleta que deseja obter sucesso no esporte. Destaque para a trilha sonora de John Willias vencedora do Oscar, umas das trilhas mais lembradas nas matérias jornalísticas quando o assunto é contar uma história de superação.


12º Jamaica abaixo de Zero (Cool Runnings) 1993 – Direção: Jon Turteltaub


Gênero: Comédia Esporte: Trenó


Baseado em fatos reais, este é um bom exemplo de como o cinema pode ajudar a disseminar um esporte pouco popular. É claro que as nossas condições climáticas não são as mais favoráveis para a prática do trenó, mas as condições da Jamaica também não eram e continuam não sendo favoráveis e ainda sim o país conseguiu mandar sua equipe de trenó para os jogos de inverno do Canadá que aconteceu em 1988. O filme gravado em 1993 encanta pela história e pelo trabalho em equipe dos jovens jamaicanos, a empatia com os personagens é tamanha que é quase impossível não prender a respiração quando eles vão fazer uma curva perigosa. Mais do que divertir, o filme mostra o real poder de transformação do esporte, que contribui para que as pessoas realizem seus sonhos e conheçam o mundo através do esporte.


11º O Homem que mudou o jogo (Moneyball) 2011 – Direção: Bennett Miller


Gênero: Drama Esporte: Baseball


Esse é outro filme que o que conta é a mente de um cara mais que o esporte em si, que no caso aqui é o baseball. Billy (Brad Pitt) é o gerente do time Oakland Atheletics e através de um sofisticado programa de estatística consegue formar um dos melhores times dos anos 80 e consequentemente reerguer o clube financeiramente. O longa-metragem é baseado em fatos reais e vale a pena principalmente por Brad Pitt. Vale lembrar também que apesar do esporte não ser popular por aqui, você não vai ficar boiando na trama, já que o foco é o pulso de Billy na gestão do time, e mesmo indo contra a tradição dos olheiros na busca de novos talentos sua quebra de paradigmas é o diferencial para o sucesso da equipe.


10º ( Empate ) Karatê Kid (The Karate Kid) 1984 – Direção: John G. Avildsen e O Grande dragão branco (Bloodsport) 1988 – Direção: Newt Arnold


Gênero: Ação Esporte: Artes Marciais.


Os anos 80 foram responsáveis por muitos clássicos que influenciaram de forma pertinente a cultura pop. Karatê Kid e O Grande Dragão Branco são bons exemplos de filmes que além de entreterem também passam bons valores onde a disciplina e perseverança consegue superar as adversidades e trapaças criadas pelos oponentes. Com temáticas semelhantes os filmes se diferenciam nos detalhes: Karatê Kid com um enredo mais elaborado e O Grande Dragão Branco com uma atuação brilhante de Jean-Claude Van Damme. Os filmes entraram para história do cinema por suas cenas emblemáticas, como não lembrar do golpe final que Daniel San profere contra seu oponente ou da cena em que Frank fica cego em meio ao duelo e ainda consegue vencer a luta?! Com certeza esses dois filmes fizeram por merecer este decimo lugar no nosso top 10!


Vale a pena conferir também o remake do filme de Karate Kid, a última versão que saiu em 2010 e contou com a presença do filho do ator Will Smith, o talentoso Jaden Smith que deu show de interpretação e o já consagrado ator chinês Jack Chan.


09º Pacto Sinistro (Strangers on a Train) 1951 – Direção: Alfred Hitchcock


Gênero: Suspense Esporte: Tênis


Eu havia colocado o filme Karate Kid nessa posição, mas mudei, porque esse é um dos meus favoritos de Hitchcock, e o esporte que aparece não em destaque, mas faz parte da trama é o tênis. Guy é um tenista profissional famoso e está querendo se separar para viver o grande amor de sua vida, mas a mulher atual não quer dar o divorcio, eis que Guy conhece Bruno em uma viagem de trem e ele faz uma proposta de trocar favores, enquanto Bruno mata a esposa do tenista, Guy mata o pai de Bruno. Apesar de considerar uma loucura tal proposta, Guy acaba caindo na lábia de Bruno e então se envolvendo numa tremenda confusão. É uma narrativa de suspense do inicio ao fim.


08º O Lutador (The Wrestler) 2008 – Direção: Darren Aronofsky


Gênero: Drama Esporte: Luta Livre


Luta livre é o esporte aqui – bom esse filme é meu xodó por alguns motivos, primeiro que tem um dos melhores diretores da atualidade Darren Aronofsky (Cisne Negro), segundo por mostrar um esporte pouco explorado e finalmente por trazer de volta aos holofotes Mickey Rourke que ninguém mais tinha noticias. Rourke faz o lutador Randy, um famoso campeão, mas extremamente solitário. Após sofrer um infarto ele entra numa grande depressão onde terá que reencontrar sentido para a vida, e é exatamente o esporte que pode proporcionar isso a ele. Lindo filme!


07º Duelo de Titãs (Remember the Titans) 2000 – Direção: Boaz Yakin


Gênero: Drama Esporte: Futebol Americano


É quase o dia de treinamento no esporte, e o protagonista é também Denzel Washington. Ele faz Herman um técnico de futebol americano que é contratado para tomar conta de um time universitário, mas o detalhe é que esse time sofre com um forte teor racista entre os jogadores, e Herman vai ter que superar isso para tornar a equipe novamente competitiva. É muito parecido com outros, mas é no final, uma experiência revigorante.


06º Invictus (Idem) 2009 – Direção: Clint Eastwood


Gênero: Drama Esporte: Rúgbi


Mais um filme do Clint sobre esporte, dessa vez é o rúgbi, nesse Nelson Madela (Morgan Freeman) consciente da separação racial que a África do Sul vive há anos, encontra no esporte a força para unir a nação, quando o país sedia o campeonato mundial. Não chega a ser brilhante, mas é um filme de interpretações sensacionais e de um final emocionante.


05º Ponto Final – Match Point (Match Point) 2005 – Direção: Woody Allen


Gênero: Thriller Esporte: Tênis


Aqui o esporte é somente o pano de fundo para a trama bem desenvolvida por Woody Allen. O protagonista Chris (Jonathan Rhys-Meyers) é um tenista profissional que abandona sua carreira pelo cansaço da rotina e resolve dar aula em um clube e lá conhece Tom, depois sua irmã Chloe, mas a história ganha contornos tensos quando ele conhece Nola. O filme mostra o ser humano, seus desejos, ambições, remorsos enfim é uma trama surpreendente que vale a pena conferir.


04º Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) 1981 – Direção: Hugh Hudson


Gênero: Drama Esporte: Corrida 400m


Finalmente saindo do boxe, aqui o esporte é a corrida de 400 metros e o filme se passa nas Olimpíadas de 1924 em Paris, e aqui o que conta são os fatos que envolvem os esportistas em seus altos e baixos durante uma grande competição. Mas o que faz do filme algo além do normal é a trilha sonora épica e todos os outros recursos técnicos que são brilhantes. É um filme difícil de assistir, pela forma lenta de sua narrativa, mas se resolver conferir vai ver algo realmente envolvente e emocionante.


03º Menina de Ouro (Million Dollar Baby) 2014 – Direção: Clint Eastwood


Gênero: Drama Esporte: Boxe


Muitos são os méritos e motivos que levam Menina de Ouro para a terceira posição do nosso top 15, seja a atuação de Hilary Swank que fez por merecer o Oscar de melhor atriz de 2005, a direção impecável de Clint Eastwood que também atua no filme. O filme foi feito com baixíssimo orçamento em um período de apenas 37 dias, dá pra acreditar?!


Aqui a máxima “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” faz todo sentido ser usada, afinal o que mais intriga no filme é justamente a criação de um impasse que se dá quando a boxeadora perde os movimentos do corpo após uma luta. Impossibilitada de lutar, andar e até mesmo se alimentar sozinha. ela decide por não querer mais viver. O treinador da ex-lutadora, se vê em um dilema ético e moral que divide opiniões até hoje sobre qual teria sido o melhor desfecho para a história. Um filme forte, impactante que dificilmente consegue passar indiferente.


02º Touro Indomável (Raging Bull) 1980 – Direção: Martin Scorsese


Gênero: Drama Esporte: Boxe


O filme destaca o boxe, mas não se trata de um longa sobre o esporte e sim sobre um homem, LaMotta (Robert De Niro), que apesar do talento para a luta não consegue lidar com seu temperamento auto destrutivo. No entanto o filme é um marco no modo como o boxe conseguiu ser bem representando em cena. Scorsese realiza uma de suas melhores direções com ângulos criativos conseguindo assim um resultado bem impactante para as cenas de boxe ali mostradas. Imperdível!


01º Franquia Rocky (1976, 1979, 1982, 1985, 1990 e 2006) – Direção: John G. Avildsen e Sylvester Stallone


Gênero: Drama Esporte: Boxe


“A vida não se trata de quão forte você pode bater. Se trata de quão forte você pode ser atingido e seguir em frente”, diz o pugilista interpretado por Sylvester Stallone ao filho em Rocky Balboa (2006). Rocky não é apenas um lutador que derrota por nocaute depois de quase ser nocauteado. Rocky é uma filosofia de vida e uma lenda na história do casamento bem sucedido entre o cinema e o esporte, se tornando uma das figuras pop mais marcantes da década de 70.


CURIOSIDADES

– Rocky, um lutador (o primeiro filme da franquia) custou no total 1,1 milhão de dólares. A bilheteria do filme, apenas nos Estados Unidos, foi de aproximadamente 117,23 milhões de dólares ao longo dos anos.


– Sylvester Stallone escreveu o roteiro de Rocky, o lutador em apenas três dias, após assistir uma luta de boxe em que o desconhecido Chuck Wepner conseguiu inesperadamente aguentar os 15 rounds de uma luta com o campeão Muhammad Ali.


– Sylvester Stallone apenas concordou em vender o roteiro de Rocky, um lutador sob a condição de que ele mesmo interpretaria o personagem-título do filme. Os produtores chegaram a oferecer 150 mil dólares para que ele deixasse o ator Ryan O’Neal interpretar Rocky Balboa, mas Stallone recusou a oferta.


(Legenda da imagem a direita) Estátua de Rocky Balboa próximo ao Museu de Artes da Filadélfia, local onde se localizam os famosos degraus onde o personagem treinava.


PREMIAÇÕES

Oscar 1977 (EUA) – Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor edição. Indicado nas categorias de melhor ator (Sylvester Stallone), melhor atriz (Talia Shire), melhor ator coadjuvante (Burt Young e Burgess Meredith), melhor roteiro original, melhor canção original (Gonna Fly Now) e melhor som.


Globo de Ouro 1977 (EUA) – Venceu na categoria de melhor filme – drama.


Fonte: http://www.ccine10.com.br/filmes-marcantes-sobre-esporte/



25 visualizações0 comentário
bottom of page