Criatividade transforma sucata eletrônica em arte
- Jeito de Contar
- 2 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
Bruno Cabus é uns desses artistas que sempre foi ficcionado por aparelhos eletrônicos e desde então, há sete anos trabalhar como experimentos em Stop Motion. Uma experiência enriquecedora poder juntar sucata que são jogadas fora e, transforma-las em obra de arte, ou como ele mesmo se mostrar, “experimentalista”. “IMAGOMOTUS”, laboratório com experimentos ópticos a partir de sucata eletrônica, é o nome do projeto sobre a concepção e construção do próprio Bruno e produção da Laura Dornelles. Toda nova reflexão será sempre aceita quando o quesito do estudo é poder refletir o destino do nosso lixo, para onde ele iria se não fosse essa busca constante da arte para a compreensão de uma sociedade do consumo desenfreado.
“IMAGOMOTUS”, laboratório com experimentos ópticos a partir de sucata eletrônica. É o nome do projeto

É bonito passear por ai e ver algumas expressões artísticas construídas a partir do “lixo” de cada dia. Logo a gente se pergunta: Como? Eis a reposta; foi um artista que queria dizer alguma coisa sobre nós mesmo e, conseguiu, graças aos seus experimentos. Arte de lixo, em tradução livre para que todos possam ver, enxergam um pouco e se possível mergulhar afinco nas possibilidades reais que o “Lixo”, “Luxo” pode nos recriar quantos cidadãos.

"Vida orgânica" às obras a partir dos materiais que usa, foi o que muitos podem ver até (5/12) no Cinema São Luiz. A exposição de Bruno Cabus utiliza componentes eletrônicos para recriar o pré-cinema, mostrando como ele surgiu antes mesmo do próprio cinema existir e tornar-se obra de arte de consumo da sociedade. A exposição é um trabalho de experimentos ópticos novos no mercado audiovisual, um experimento que o Bruno exibi sem muito apoio e, gostaria muito em poder ter facilitadores que pudessem ajudar, para que sua ideia chegue a mais pessoas.

Bruno é professor, palestrante, dar oficinas na área de cinema, formado em Biologia, sua preocupação com o uso adequado do lixo, e poder devolver a sociedade de forma consciente é de suma importância. A exposição é o resultado inicial de fase de pesquisa e produção do próximo filme em Stop Motion do Bruno, no próximo ano. As peças expostas conduzem o expectador ao universo fantástico do filme ainda em construção – através de experimentos ópticos inventados no período pré-cinema.
Mais informações: /www.facebook.com/Imagomotus
Foto: Laura Dornelles, Anne Christine
Comentários