Tudo no cinema vem do roteiro, todo filme é literatura.
- Jeito de Contar
- 14 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
“Uma ideia na cabeça, uma câmera na mão”. O primeiro dia da oficina de Criação de Roteiro ministrada por Adriano Portela foi de bastante aproveitamento para os que se inscreveram. Adriano é jornalista, professor, roteirista, um cinéfilo que produz seus próprios filmes. Ele contou um pouco de sua trajetória de aprendizado constante, que nunca abriu mão dos seus sonhos. “A MENINA SEM NOME",
Tudo no cinema vem do roteiro, hoje em dia o cinema virou planejamento estratégico de marketing de grandes empresas que investem em produções cinematográficas, com fins publicitários de inserções de marcas, produtos e serviços, é dai que vem o dinheiro de fato para os profissionais que trabalham na área audiovisual. Adriano falou da importância de ter uma ideia para criar um roteiro, do que o futuro roteirista pretende mostrar, quais os argumentos que seu roteiro pretende dizer.
Não é fácil, também não é difícil, basta ler, ler, reler e ler de tudo, para ter um repertório de informações culturais e estético que o roteirista pode ter, para pensar em como produzi-lo e fazer chegar até o publico. Todo roteiro segundo ele, tem que ter funções especificas, seja informar, entreter ou propor uma reflexão ao espectador sobre um determinado assunto idealizado, essas são informações necessárias contidas na etapa para a elaboração de um roteiro, entre tantos outros é uns de seus documentários mais vistos, comentado e premiado em sua trajetória. “Nunca foi fácil fazer cinema, ler é tudo, a poesia é muito ligada ao elaborar um roteiro para ser dito com imagens e sons”. Disse em uma de suas palavras de abertura.
Todo filme é literatura pelo ponto de vista e liberdade poética, sendo o natural possível na sua ação dramática, foi assim que iniciou a oficina de Roteiro, falando de como se constrói um roteiro para ser visto através de imagens e sons.
A oficina terá duração de vai de hoje até domingo, na programação da 10º FLIPORTO, que acontece em Olinda, no Centro Educacional São Beto, aberto ao publico das 10hs as 20h30m, com oficinas, congressos literários exibições de filme, feira do livro, feira de artesanato. Tudo feito com um jeito pra levar pra você o melhor da literatura.
Comentários