top of page
  • por Dênnys D'Lima | AD Produções Artísticas

Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo acontece de hoje até domingo

O auditório Luiz Alves Lacerda, localizado em Garapu, vai ser palco para a A 21ª edição da Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo de Santo Agostinho – MOCASPE, que começa hoje (22), e vai até o dia e domingo (28) de agosto.

Foto: João Barbosa (arquivo)

A mostra traz este ano uma programação bem diversificada, com mostras competitiva e paralela, debates e exposições, além da tradicional premiação dos destaques. Os ingressos custam R$ 7,00 antecipado e R$ 10,00 na hora do evento. Cada esquete tem duração média de cerca de 30 minutos.


O homenageado deste ano é o ator e diretor Buarque Tomás. Cabense, participou da mostra anos anteriores como ator e diretor, além de contribuir com o movimento teatral na extinta ACTA. Estreou em 1º de outubro de 1983, num monólogo do inesquecível Francisco Alves, pelo Grupo da Gente – GRUDAGE, o espetáculo “Guiomar sem rir, Sem chorar”, texto de Lourdes Ramalho, onde assinou a direção.


PROGRAMAÇÃO:


SEGUNDA-FEIRA – 22 de Agosto de 2016

19h30 – ABERTURA


20h – ESPETÁCULO CONVIDADO: O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO – Coletivo Teatral Risoflora

DIREÇÃO: Ananda Swamy

ELENCO: Ramon Bismarck

Baseado no livro homônimo, um dos clássicos da literatura norte-americana, a peça narra a vida de Holden, um jovem vindo de uma família rica que estuda em um renomado colégio para rapazes. Após receber a notícia de suas péssimas notas e de ser expulso da escola, afunda-se em pessimismo crítico, compartilhando suas confusões e revoltas, numa voz rebelde que recursa o maluco abismo que é crescer.


21h – ESQUETE PARALELO: VIVA E DEIXE VIVER Cia. Cultural Art Pop

PRODUÇÃO: Cia. Cultural Art Pop

DIREÇÃO: Fábio Melo

ELENCO: Fábio Melo, Iran Júnior, Maria Beatriz, Pedro Henrique e Felipe.

O esquete é inspirado no cotidiano de uma família simples, onde cada membro tem sua opção, praticas e escolhas. Conta a história de um pai que por sentir saudades dos filhos que moram longe, cansa de esperar a visita deles e resolve lhes pregar uma peça.


TERÇA-FEIRA – 23 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE: A ESCOLA DE ONDE VEJO O MUNDO

PRODUÇÃO: Grupo Escola Benedito da Rocha

DIREÇÃO: Evânia Copino

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Gustavo Soares, Beatriz Silva, Karina Paula, Luana Beatriz, Mariana Samara, Samuel Silva, Viviane Maria, Ramires Memédio, Danile Santos e Rayane Maria.

O Esquete retrata duas realidades bem comuns da nossa cidade. A questão da violência doméstica, quando um homem, ao perder o emprego, se desestrutura emocionalmente, se envolve com álcool e acaba maltratando a família. E sua filha que se afastando da família se envolve com drogas e tráfico.


20h20 – ESQUETE: AS MADAMES

PRODUÇÃO: Coletiva

DIREÇÃO: Lucas Santiago

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Comédia

ELENCO: Kaickcy Albuquerque, Kevin Richard, Lucas Santiago e Sheyla Nayno.

As Madames aborda a história de três mulheres que sonhavam em ser ricas, onde se faz uma relação humana, seus propósitos e retrata a realidade da convivência “Patroa versus Empregada”.

O espetáculo mostra através de uma forma cômica a triste realidade de algumas empregadas domésticas que passam por bastante dificuldade em busca dos seus sonhos e de patroas cheias de ego.

As Madames propõe um dialogo a fé, ambição e a critica ao estilo de vida quando de repente todas as personagens encontram-se numa batalha tripla pelo poder e status.


21h10 – ESQUETE: O DIA EM QUE A TERRA PAROU

PRODUÇÃO: Independente

DIREÇÃO: Kleydson Kosovsky

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Kleydson Kosovsky e Lúcia Santana.

O esquete fala a respeito do que anda acontecendo no mundo. Ele fala dos erros que humanidade anda fazendo e do arrependimento que os seres humanos andam reclamando onde eles mesmos poderiam parar, analisar e mudar.

21h50 – DEBATE


QUARTA-FEIRA – 24 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE: CENA ABERTA

PRODUÇÃO: Grupo AFLORAR’T

DIREÇÃO: Wemerson Marinho

CATEGORIA: Aspirante Gênero:

ELENCO: Wemerson Marinho, John Wayne e Naldo Oslan.

Narrada através de três personagens que contam o romance de um casal de atores apaixonados no filme em que estão trabalhando e na vida real, gerando assim algumas interrogações nos mesmos, podendo deixá-los confusos entre a ficção e a realidade.


20h20 – ESQUETE: A DELEGACIA

PRODUÇÃO: Grupo É de Teatro

DIREÇÃO: Evânia Copino

CATEGORIA: Máster Gênero: Comédia

ELENCO: Elenita Ramos da Costa.

Dona Socorro vai dar parte na delegacia. Ela está indignada por descobrir que seu marido, a quem julgava tão honesto e fiel, tem uma amante que está grávida. Ela vai até o cabaré encontrar o marido infiel e toma uma decisão inusitada.


21h10 – ESQUETE: CLUBE DOS INVISÍVEIS

PRODUÇÃO: Coletivo Nu-Consciente

DIREÇÃO: Coletivo Nu-Consciente

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Singly Linne, Brunelly Gusmão e Hoton Esteves.

Um lar, uma oportunidade, uma única chance de mudança. É nas avenidas e ruas que frases como essas ganham um real sentido. Idealizado, construído e produzido pelo Coletivo Nu-Consciente onde mescla ficção e realidade, a esquete Clube dos Invisíveis abordará questões existenciais de três moradores de rua expondo suas experiências, revoltas e sonhos.

21h50 – DEBATE


QUINTA-FEIRA – 25 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE: EU NUNCA MAIS VOU TE ESQUECER

PRODUÇÃO: Cia. Deixe-nos Ser de Teatro

DIREÇÃO: Val Martins

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Comédia

ELENCO: Manny Santos, Henrique Alex, George Swan, Sheyla Nayno, Priscila Almeida e Kevin Richard.

Conta à história de amor da menina Rosa e do jovem Antônio de uma forma lúdica e engraçada. O Coronel, viúvo e pai de Rosa, tem o desejo de casar com a jovem Pixota que tem idade para ser sua filha. Essa, por ser jovem, tem a intenção de dar o “golpe do baú” no Coronel e fará de tudo para conseguir. Entre estes personagens da cultura nordestina está também Zezinho, um jovem abestado que tem a mania de cheirar as calcinhas que rouba dos varais das donzelas do local. Eu nunca Mais Vou te Esquecer é uma tragédia pontuada por vários momentos de leveza, mas que no final a simbologia do amor e da crença do povo do sertão é ressaltada de forma simples e apaixonante.


20h20 – ESQUETE: BALANÇAR DA MEMÓRIA

PRODUÇÃO: Teodora Lins e Silva Cia. de Teatro

DIREÇÃO: Alcy Saavedra

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Evânia Copino

Uma mulher chega a um asilo para idosos supostamente feliz por não incomodar mais sua família. Em um primeiro momento, uma aparente felicidade, depois percebem-se os conflitos e as angústias sentidos por ela. Sem falar, mas apenas através de seu pensamento acompanha-se essa história de abandono e solidão que promove uma reflexão sobre os idosos esquecidos por seus entes.


21h10 – ESQUETE: O DIABO E O CORDEIRO

PRODUÇÃO: Cia. GTAZP

DIREÇÃO: Rafael Dynarck

CATEGORIA: Máster Gênero: Drama

ELENCO: Sheyla Nayno, John Wayne, Gemeson Lins, Rafael Dynarck e Manuh Carvalho.

Conta a história de Maria Tereza, uma mulher afastada da igreja e dos sues princípios. Que em sua vida passada diz ter traído seu marido, e em uma de suas noites como prostituta contraiu o vírus HIV. Atualmente, por desgosto da vida, passa a ser usuária de drogas e álcool. Com a mente fraca, Tereza começa a ouvir vozes e ver vultos na qual remete toda a sua trajetória. Não aguentando esta tortura ela clama por Cristo, mas ele parece não ouvi-la, então ela grita pelo Diabo e este logo vem para enganá-la. Daí por diante o Diabo começa a dominar e diz ser seu amigo fiel e promete ajudar se ela o adorar. Assim trava-se uma batalha entre o Diabo e o Cordeiro pela vida daquela mulher.

21h50 – DEBATE


SEXTA-FEIRA – 26 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE: CAROLINE

PRODUÇÃO: Trupe Cara & Coragem

DIREÇÃO: Belly Nascimento

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Kirlly Katarine, Dayana Costa e Xaxo Maia.

Caroline Conta a história de um menino que nasceu numa casa de costumes, rodeado de mulheres e pelo pouco cuidado da mãe, dona do Cabaré. Desde a infância sempre imaginou viver numa outra realidade, mesmo sem conhecer nenhuma. Sonhava em casar e ter uma mulher que seria apenas dele, tinha a beleza das bonecas de porcelana como referência e o ponto de partida para a realização deste sonho. Porém um infortúnio, quando ele ainda menino e a falta de amor de uma mãe mercenária, mudou completamente o rumo desta história. E assim nasceu Caroline.


20h20 – ESQUETE: EQUILÁTERO

PRODUÇÃO: Cia. Teatral Sobre o Palco

DIREÇÃO: Állex Matarazzo

CATEGORIA: Máster Gênero: Drama

ELENCO: Aline Hoffmann e Állex Matarazzo.

Equilátero: Lados iguais, mesmas medidas. Bernardo e Beatriz, irmãos que vivem o amor, o mistério e as dúvidas em um conflito que vai além dos laços familiares.


21h10 – ESQUETE: VOAR

PRODUÇÃO: Coletivo Teatral Risoflora

DIREÇÃO: Artur Oliveira

CATEGORIA: Aspirante Gênero:

ELENCO: Ramon Bismarck.

No período ditatorial brasileiro, um artista exilado dialoga seu anseio pela morte e os eventos que culminaram nessa decisão a um personagem supostamente imaginário, narrando os efeitos que a repressão causou em seu fazer artístico.

21h50 – Debate


SÁBADO – 27 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE: TODOS OS DIAS ÀS CINCO DA TARDE

PRODUÇÃO: Trupe Cara & Coragem

DIREÇÃO: Jailson Vidigal

CATEGORIA: Máster Gênero: Drama

ELENCO: Belly Nascimento

Retrata a história de uma mulher que diante de algumas mazelas proporcionadas pela vida, se perdeu no tempo e acabou fazendo a rua de palco para que os transeuntes, “o grande público”, não mais a visse como figura invisível.


20h20 – ESQUETE: LIBERTE-SE

PRODUÇÃO: Cia. FênixArte

DIREÇÃO: Kaicky Albuquerque

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Kaicky Albuquerque , Lucas Santiago, Kevin Richard, Jones Lobo, e Sheyla Nayno.

Liberte-se aborda através de um drama, a triste realidade de vida de três jovens, que foram abandonados por suas famílias e pela sociedade. A trama se passa dentro de um hospital psiquiátrico, onde eles precisam superar o passado, vencer seus medos e continuar lutando incansavelmente para recuperar suas vidas de volta.

Liberte-se propõe o dialogo, a fé, o conhecimento, a superação, os medos, o surreal e a verdade.


21h10 – ESQUETE: OS SOBREVIVENTES

PRODUÇÃO: Produção Independente

DIREÇÃO: Marcos Bracho

CATEGORIA: Aspirante Gênero: Drama

ELENCO: Marcos Bracho e Camila Mendes

O esquete traz à tona a discussão constante de um casal que mora junto há duas décadas, entre bebidas, gritos e medos. A trama se passa no apartamento deles. O motivo? A partida (ou fuga) de João que alega não aguentar mais a vida que leva junto de Elisa. Costurando momentos de surto e calma, eles vão aprender juntos o quanto é difícil caminhar sozinhos, deixar ir, mas apesar de tudo, vão nos mostrar que quando há amor à distância não importa.

21h50 – Debate


DOMINGO – 27 de Agosto de 2016

19h30 – ESQUETE VENCEDOR DO JÚRI POPULAR

19h50 – ESQUETE PARALELO – SEU CORPO, SUAS ESCOLHAS, MINHA VIDA – PRODUÇÃO: Trupe (INS)PIRADOS

DIREÇÃO: Lúcia Sannt

ELENCO: Lucia Santt, Roberta Perruci, Manuh Carvalho, Mayara Morais, Kleydson Kosovsky e Eduarda Flik.

Aborto é um assunto polêmico e motivo de muitas discussões. Nos dias atuais o aborto vem sendo tratado como tema comum onde a mulher é dona do próprio corpo, levando algumas pessoas a pensar que não há nada demais, como também existem os que pensam em nome da vida que será arrancada sem nem ter direito de escolha.

Trazendo os dois lados dessa moeda, este esquete tenta mostrar como deveríamos pensar bem sobre o ato. É com esta mensagem de conscientização que trazemos à tona a prevenção e o direito ao corpo alheio.


20h30 – AS MAIS, MAIS

21h – HOMENAGEM

21h20 – PREMIAÇÃO



Serviço: Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo de Santo Agostinho – MOCASPE,

Data: 22 a 28 de agosto de 2016

Horário: 19h00

Local: Auditório Luiz Alves Lacerda, localizado em Garapu.

Cidade: Cabo de Santo Agostinho (PE)

Valor: R$ 7 (antecipado), e 10 (dia do evento)

9 visualizações0 comentário
bottom of page