top of page
  • por Dênnys D'Lima/AD Produções Artísticas

Como se faz Jornalismo Colaborativo com Stephany Cardoso

O que é comunicação? Qual a ideia que as instituições e pessoas tem dela no seu dia-a-dia? A ideia de comunicação é ter a capacidade de apuração maior da informação, do direito à comunicação que não pode, ou não deveria ser manipulada por um meio, ou por alguém que acha que pode determiná-la. Ela é democrática. A comunicação surgiu desde os primórdios dos tempos, onde o homem necessitava se comunicar como grupo social. A comunicação ganhou força pelas pinturas rupestres, pela fotografia, pelas artes plásticas, pelo audiovisual, por todas as artes. Elas contém um grande meio de comunicação social.


Na Fliporto 2015, Domingo (15) aconteceu o Workshop sobre Jornalismo Colaborativo,om a facilitadora Stephany Cardoso, que fez uma breve apresentação sobre o debate e as dinâmicas do que venha ser Jornalismo, a história, aplicação e práticas, dos seus meios, e da mídia. e sua participação no mundo contemporâneo e Jornalismo Colaborativo, muito utilizado nos movimentos culturais e sociais, uma saída para a disseminação de suas atividades.


“O workshop foi um convite à busca de reflexões e perspectivas sobre a forma de fazer jornalístico –e jornalístico literário – em mídias alternativas e no meio digital, utilizando a internet, ações em rede, em mídias sociais e em midialivrismo como principais meios de atuação.” Afirmou ela. No workshop os participantes produziram um Zine de forma coletiva e colaborativa, utilizando textos, fotografias, ilustrações em formato tradicional, fazendo um recorte do material que trouxeram. Uma forma de mostrar como se pode trabalhar com comunicação e Jornalismo Colaborativo



O JEITO DE CONTAR - A Stephany Cardoso é Brasilense, Jornalista, Fotógrafa, Gestora de Mídias Sociais e Produtora Multimidia. Foi na Ceilândia e em Taguatinga, cidades do Distrito Federal, que se aproximou das artes e dos movimentos culturais. Busca unir em seus registros o olhar preciso do jornalismo à sensibilidade da arte. Atualmente vive em Recife (PE), e atua na divulgação, cobertura, criação de conteúdo e assessoria de imprensa em projetos e ações culturais.Também ministra oficinas em Jornalismo Digital e Colaborativo / Comunicação e Empreendedorismo.



SURGIMENTO - "Fanzines, ou simplesmente zines, são, desde os anos 60, um meio de comunicação independente, feitos majoritariamente por “fãs” de determinadas subculturas, como cinema de ficção científica, música punk, jornalismo independente, e qualquer outro tema que a imprensa oficial não tratasse com profundidade. Eram geralmente xerocados ou mimeografados e trocados pelo correio ou em grandes encontros temáticos. Assim, além de uma publicação, era o ponto de partida para a criação de redes de pessoas interessadas nos assuntos abordados".


Foto: Danilo Galvão

https://semanacomunicacao2012.wordpress.com/2012/09/21/oficina-o-que-e-zine-com-projeto-vir-a-vila/


bottom of page