top of page
  • por Dênnys D'Lima | AD Produções Artísticas

No projeto "Dança Cidadã" tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

O poeta Fernando Pessoa descreveu em um de seus poemas sobre o tamanho da alma do ser humano. Disse ele: 'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Acho que a descrição do poeta, no trecho do poema, sobre a alma, era um resultado do sinônimo de pertencimento frente as oportunidades que bate a porta da vida, te chama, pois é chegada a tua hora nessa vivência de imensidade, onde se vive em busca de entendimento.

Foto: ACACI - Divulgação

O projeto “Dança Cidadã”, promove aulas gratuitas de balé clássico para jovens de 13 a 17 anos de idade aproximando a população do Jaboatão dos Guararapes, cada vez mais do balé clássico. Coordenado pelo Ator, Diretor e Professor Nino Fernandes e a Atriz, Bailarina e Professora Cláudia Fernandes, também possui características do pertencimento que vi no poema do Fernando: solidariedade, amizade, vontade, expectativa e talento com fluidez e uma verdadeira mobilização social – mesmo que inconscientemente por parte dos alunos.


Tudo que é feito no projeto tem o objetivo

de fazer cidadãos melhores do que eles já são.



O intuito de reunir a garotada das comunidades Jaboatanense para ensinar-lhes os rumos da dança clássica é difícil, mas também é um tesão, pois os alunos estão conseguindo dar seus primeiros movimentos e aprender não só a linguagem da dança que se põe no palco, mas a dança que se usa na vida de todos os dias – Os sonhos que se sonha para serem pessoas do bem.


Na vida de cada garota do projeto existe a vontade de querer superar o preconceito a descriminação, o que para parte da sociedade ainda insiste continuar esse tipo de comportamento.


O Projeto recria novos rumos, novas histórias, possibilitando à classe menos favorável o acesso a arte que também é dela por direito. Toda semana a garotada aprende muito com as aulas, e sábado (16/07) fizeram sua primeira aula experimental para o publico na casa da Cultura, em Jaboatão centro. Um sonho possível e instigante de qualquer garota – ser uma artista não só do palco, mas da vida.



O AUTOR - Dênnys D'Lima é Ator, Diretor, Cineasta e Jornalista. Dono de suas "Andréias", personagens de suas histórias. Aqui, no Jeito de Contar, ele produz conteúdo sobre Cinema. Fez esse em especial para o blog.



1 visualização0 comentário
bottom of page